Seção de atalhos e links de acessibilidade

Junho Violeta: Assistência Social de Nova Monte Verde intensifica ações de conscientização e promove palestra para idosos.

“Com ações contínuas o Governo Municipal fortalece vínculos familiares e comunitários proporcionado bem-estar para os idosos do município fomentando o ideal de combate e prevenção da violência”.

Publicado em: 19 de Junho de 2026

Autor: ASCOM

Fonte: Assistencia Social


Data: 19 de Junho de 2026

Autor: ASCOM

Fonte: Assistencia Social


O Governo Municipal de Nova Monte Verde, por intermédio da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em parceria com a Polícia Judiciária Civil, fortalecendo as ações da campanha Junho Violeta, realizou na tarde desta sexta-feira 19/06, no Centro Integrado de Convivencia palestra especial ministrada pelo Escrivão Francisco Ferreira da Rosa, que na oportunidade, esteve acompanhado pelo investigador André Dário.

Os trabalhos direcionados para o grupo de idosos atendido pelos programas sociais do município, foram conduzidos pela Psicóloga Juliana Citadin a iniciativa teve como principal objetivo conscientizar e orientar o público alvo, com ênfase sobre a prevenção e o combate à violência contra a pessoa idosa disponibilizando informação, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

Durante a roda de conversa que foi prestigiada pela Vice-prefeita Zenilda Alves, o palestrante convidado, abordou temas fundamentais como por exemplo, as diferentes formas de violência entre elas a física, psicológica, financeira e também a negligência, além de destacar os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso, instituído em 1º de outubro de 2003, através da Lei Federal nº 10.741.

A palestra também reforçou a importância da denúncia em casos de violação de direitos, bem como o papel essencial da família, da sociedade e do poder público na proteção e valorização da pessoa idosa. O momento foi marcado por interação, escuta ativa e troca de experiências entre os participantes, contribuindo para ampliar a conscientização e o sentimento de pertencimento, robustecendo ainda mais a rede de apoio.

E de acordo com a gestora municipal da Ação Social Joane Moreira, a atividade integra a mobilização nacional do “Junho Violeta” que tem como marco, o dia 15 de junho, reconhecido como, Dia Mundial de Conscientização e Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa.

A secretária destacou ainda que, em Nova Monte Verde, o Governo Municipal, tem elaborado e executado variadas ações, que reafirmam o seu compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas, que garantam dignidade, respeito e qualidade de vida à população idosa em todos os aspectos.

Na oportunidade, a Secretária de Assistência Social, enfatizou também que a gestão, continuará aplicando de forma recorrente, atividades educativas e preventivas ao longo do ano, fortalecendo a rede de proteção e promovendo o bem-estar dos idosos no município, com o total apoio da gestão do prefeito Edemilson Marino.