Seção de atalhos e links de acessibilidade

Geografia

GEOGRAFIA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Para se compreender a Geografia de Nova Monte Verde, primeiro vamos conhecer a Geografia de Mato Grosso
Mato Grosso ocupa uma área de 906.806 Km2 dentro do Brasil, localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e a sul da Linha do Equador e com fuso horário -4 horas em relação a hora mundial GMT. No Brasil, o estado faz parte da região Centro-Oeste pela divisão do IBGE, e pela divisão geoeconômica faz parte da Região geoeconômica Amazônica do Brasil, ao centro-norte, e também da região geoeconômica centro-sul, ao centro-sul. O estado de Mato grosso faz fronteiras com os estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Pará, Amazonas, Rondônia e um país, a Bolívia.

Clima
Em Mato Grosso como também no Brasil há diversos tipos de climas, devido a variações de latitude e altitude, com grande influência na temperatura, as chuvas, principalmente as frontais, continentalidade e massa de ar, agindo no estado as massas Equatorial Continenal, Tropical Continental e Polar Atlântica. A variação de temperatura é pouca e as chuvas acontecem principalmente no período de dezembro a fevereiro.


Vegetação
A vegetação do estado faz parte da vegetação da Floresta Amazônica, Cerrado e faixas de transição como o Pantanal, Xingu e Cachimbo. A vegetação amazônica é a maior floresta do mundo cobrindo parte de 8 países, cobrindo também a região norte do estado, chamada também de Amazônia Legal, suas principais características são as árvores grandes e o solo florestal pobre, sobrevivendo do húmus das folhas. A região com vegetação de cerrado é a maior parte do estado, de acordo com a organização Internacional Conservation 58% do cerrado foi substituído pela agricultura com soja e  algodão. O complexo do Pantanal é a maior área alagada do mundo e a maior diversidade animal e vegetal na parte sul de Mato Grosso, em 2001 foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade...
Hidrografia
O estado faz parte de três bacias hidrográficas, a bacia amazônica é a predominante no Estado, grande parte da região norte com vários rios a margem direita do Rio Amazonas entre os principais rios são Rio Xingu, Rio Guaporé e Rio Teles Pires. A bacia Tocantins-Araguaia com o Rio Araguaia corta toda a parte a fronteira leste entre Mato Grosso e Goiás com 2.115 km formando a maior ilha fluvial do mundo a ilha do bananal. Fazem parte da bacia platina o rio Paraguai que é o principal responsável pelo abastecimento do Pantanal, outros rios da bacia platina são o Rio Cuiabá, Rio São Lourenço e Rio Taquari. A navegação pelos rios da bacia Amazônia é mínima pois são áreas cristalinas com sedimentares e com isso se formam muitas cachoeiras, os principais rios navegáveis são o Rio Paraguai e Rio Araguaia.


Geologia
Na escala geológica o período Pré-cambriano foi a formação da região do Cachimbo e o assentamento da bacia do Araguaia-Tocantins, Xingu, Cuiabá e Alto Paraguai. Na era do paleozóico com a formação da Serra de São Vicente. Na era mesozóico com a formação da bacia do Paraná, incluíndo Chapada dos Guimarães e a chapada dos Parecis. Na era cenozóica ocorream sedimentos na bacia do Pantanal e Ilha do Bananal.
A classificação do relevo segundo Jurandy Ross como os Planaltos: Chapada da Bacia do Paraná, Chapada dos Parecis, Residuais Sul-Amazônicos e Serras reciduais do Alto Paraguai. Depressões: Marginal Sul-Amazônico, depressão do Araguaia, Depressão Cuiabana e depressão do Alto Paraguai-Guaporé. Planície do Rio Araguaia, Pantanal do Rio Guaporé e Pantanal mato-grossense.


GEOGRAFIA DE NOVA MONTE VERDE
Segundo o IBGE Nova Monte Verde ocupa uma área territorial de 6.500 Km² e fica distante da capital matogrossense 919Km, sua altitude em relação ao nível do mar é de 220 m, a localização geográfica é de Mesorregião 127, Microrregião 519 – Alta Floresta Norte do Mato Grosso. Seu relevo é de Planalto e Depressão Interplanáltica da Amazônia Meridional. A formação Geológica é constituída por coberturas dobradas do Proterozóico com granitóides associados, Formação Iriri. Complexos Metamórficos Arqueanos ou Pré-cambrianos indiferenciados, Complexo Basal. Faixa Móvel Rio Negro-Juruena. Situando-se na Bacia do Amazonas com clima Equatorial quente e úmido com 2 meses de seca, junho e julho. Precipitação média anual de 2.750 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. Temperatura média anual de 24ºC, maior máxima 40ºC, e menor mínima 0ºC. (Fonte Mato Grosso e Seus Municípios)