Secretaria de Saúde desenvolve ação de prevenção à Covid-19 nas Escolas
Publicado em: 12/04/2022 às 10:23:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Monte Verde executou de 4 a 8 de abril uma agenda de educação e saúde nas escolas da rede municipal durante a Semana Nacional da Saúde, como projeto didático voltado principalmente para a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19).

As ações desenvolvidas fizeram parte da programação de comemoração dos 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE) que foram promovidas em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde, como uma mobilização nacional visando sensibilizar os brasileiros sobre a importância da promoção à saúde no ambiente escolar.

Com esta programação, a gestão do prefeito Edemilson Marino cumpre com o objetivo do PSE, que é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

As atividades desenvolvidas nas escolas municipais contaram com o envolvimento das equipes dos Programas de Saúde da Família (PSF) João Hunka Neto (PSF I), Domingos Gonçalves de Souza (PSF II) e Miguel Garattin (PSF III), e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Futuro Feliz, por exemplo, os profissionais de saúde também desenvolveram atividades com os alunos voltadas para a conscientização sobre a importância da saúde bucal. Através de palestras e apresentações práticas, os profissionais de saúde explicaram para os alunos sobre os cuidados e a higiene.

“Essas ações são importantes para ampliar o acesso aos cuidados de saúde e oferecer melhores resultados educacionais e de saúde dos estudantes. Nova Monte Verde aderiu a mobilização com o objetivo de manter em 0 os casos suspeitos e confirmados de Covid em nossa cidade”, ressalta a Secretária de Saúde.

“As medidas profiláticas tornam-se necessárias, bem como a conscientização da população, visto que apesar de não haverem registros de casos positivos nos últimos dias o vírus ainda está circulante, dessa forma nosso objetivo é conter uma nova propagação da doença que atingiu diversas famílias no mundo inteiro e no nosso município”, completou Ana Carina.