Conferência sobre Saúde Mental é realizada em Nova Monte Verde
Publicado em: 02/12/2021 às 13:50:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

Conferência sobre Saúde Mental é realizada em Nova Monte Verde

No último dia 26 de novembro de 2021, foi realizada a II Conferência Municipal de Saúde Mental de Nova Monte Verde-MT, tendo como tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a ser desenvolvido em eixos e subeixos.

A ação vem de encontro com a necessidade de um aprofundamento das reflexões sobre a reorientação do modelo assistencial em saúde mental, por meio da participação efetiva de usuários e familiares.

O eixo principal da II CMSM foi “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

As Conferências contribuem substantivamente para uma política de saúde mental, e tem a missão de contribuir para que todos aqueles que precisam, tenham o acesso ao tratamento adequado sem qualquer forma de violação dos direitos humanos, impedindo toda e qualquer forma de tratamento discriminatório, humilhante, tratos cruéis ou degradantes a todos os usuários.

A participação de diversos profissionais de saúde, gestores, prestadores dos serviços do SUS, sociedade civil, líderes religiosos e representante do Ministério Público, foram válidas para elaboração de propostas voltadas para melhoria da saúde mental em Nova Monte Verde. O trabalho acaba refletindo em todas as esferas.