Secretaria de Assistência Social realiza ciclo de ações na Escola Estadual Machado de Assis
Atividades realizadas pela equipe volante do CRAS envolveram os alunos e suas famílias e os profissionais da rede municipal e estadual de ensino.
Publicado em: 27/06/2022 às 22:14:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania

O cuidado com o próximo tem sido tratado com prioridade pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania em Nova Monte Verde, resultado de uma gestão preocupada com o bem-estar de todos seja qual for a idade.

Como resultado dessa atenção, nas últimas semanas a Prefeitura de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou um ciclo de ações de orientação e prevenção na Escola Estadual Machado de Assis localizada na comunidade São José do Apui, na zona rural de Nova Monte Verde.

As atividades foram lideradas pela equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo deste trabalho volante do CRAS é prestar serviços de assistência social às famílias que residem em locais de difícil acesso (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros). A ação teve o objetivo de atender algumas demandas levantadas pela gestão da escola.

Os temas trabalhados no ciclo de ações foram: ansiedade, automutilação, agressão física e verbal, conflitos de convivência e relacionamento interpessoal. A equipe volante atendeu alunos da 4ª série ao 3º ano do Ensino Médio com as ações que foram enriquecidas com atividades lúdicas, orientações de prevenção e aproximação das crianças e adolescentes incentivando a verbalização dos sentimentos de forma assertiva, estimulando a rede de apoio e união da participação da família na escola.

Também foi direcionada a atenção aos profissionais da rede Estadual e Municipal de educação que atendem a comunidade. A equipe do CRAS realizou ainda uma tarde de ações com dinâmicas e orientações voltadas para a motivação e autoestima dos profissionais e acolheu os desafios relatados pós-pandemia, que estão sendo enfrentados depois de tantas mudanças e perdas decorrentes da covid-19.