Notícias Meio Ambiente

A administração municipal, inicia etapa do ciclo 2023, do projeto de reflorestamento de parte da extensão do curso hídrico do Manancial Estradeiro, de onde é captada a água usada para o abastecimento da área urbana do município, contemplando cerca de mil residências.
De acordo com a secretaria de agricultura, o projeto conta com a parceria do Instituto Centro e Vida (ICV), que fornece os insumos como, arame e lascas de eucalipto tratadas, além de sementes de plantas nativas para o processo de reflorestamento.
Nessa etapa, o município por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, irá produzir e distribuir as mudas, além de desenvolver trabalho intensivo de conscientização, com acompanhamento do projeto, orientando sobre o uso correto dos recursos naturais.
Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Adriano Maller, o município recebeu vinte e três variedades de sementes de árvores nativas do bioma amazônico, fundamentais para o reflorestamento e regeneração de áreas degradadas, com as quais poderemos atender a área do manancial e também iniciar o projeto de recuperação de áreas verdes do perímetro urbano.
Os munícipes interessados em regenerar suas áreas degradadas, também serão beneficiados com as mudas, para isso é necessário fazer a solicitação de retirada na própria secretaria. O planejamento para este ano, estima que sejam semeadas mais de três mil mudas, visando o reflorestamento. “Temos enfrentado dificuldades no período de estiagem pela diminuição do fluxo d’água, comprometendo o abastecimento urbano em certos períodos, entendemos que o processo de recuperação dessa área e a conscientização de toda população envolvida é lenta e gradual e a administração municipal, está empenhada para resolvermos o quanto antes essa questão, com variadas ações, nosso objetivo é de integrar a sociedade com a natureza e, assim, promover a conscientização e a preservação ambiental”, destacou o perfeito Edemilson Marino.