Secretária de Nova Monte Verde participa de encontro da UNDIME-MT e de Seminário
Publicado em: 17/11/2021 às 08:09:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

A secretária municipal de educação de Nova Monte Verde-MT, Ângela Ferro, esteve participando na semana passada na capital Cuiabá-MT, do 1º Encontro da Regional Centro Oeste, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso - UNDIME-MT, com o tema: “Educação, um olhar sobre as finanças e o pedagógico na busca por resultados”.

O evento foi realizado com o objetivo de promover a integração dos Dirigentes Municipais de Educação e o aprimoramento de seus conhecimentos para assumir compromissos com o esforço coletivo e colaborativo, para a retomada das atividades presenciais nas escolas, que exigirá dos sistemas educacionais brasileiros um olhar abrangente e o entendimento de que será necessário um plano de ações em diversas frentes.

O encontro contou com a presença de vários palestrantes, alguns deles bastante conhecidos, como é o caso de Regina Shudo, que há mais de 36 anos atua na área educacional, sendo Proprietária-Diretora da Amaná Educacional, consultora para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área de educação infantil e alfabetização.

Seminário

Ângela também participou do 1º Seminário de Integração e Avaliação Somativa do Alfabetiza MT, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O encontro serviu para apresentar o processo de diagnóstico e avaliação externa da aprendizagem dos alunos até o final do 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino e que deve ser iniciado a partir de 2022.

O programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em agosto deste ano e, ao todo, serão investidos R$ 16.500.850,00 em recursos próprios, através do Programa Mais MT, que prevê o investimento na ordem de R$ 9,5 bilhões em várias áreas estruturantes do governo.

Os alunos e professores terão acesso ao material didático complementar, além de acompanhamento pedagógico das unidades de ensino, a política educacional permite o monitoramento dos indicadores de aprendizagem para reforçar os estudos, que foram de alguma forma prejudicados durante a pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021.

O Programa

O Alfabetiza MT é inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Ceará. Implantada há 14 anos, a iniciativa foi a responsável em elevar os índices de alfabetização entre os estudantes.

Texto/Fonte: Ascom de Nova Monte Verde com SEDUC-M