Prefeitura realiza ação alusiva ao Dia 18 de Maio
Publicado em: 25/05/2022 às 10:39:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Ascom

A Prefeitura de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizou na última quinta-feira (18.05) uma ação programada nas escolas municipais e estaduais em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A iniciativa contou com a participação de profissionais da equipe técnica de ambas as pastas que ressaltaram a importância da mobilização e da participação dos diversos setores nesta ação.

De 4 a 17 de maio, as psicólogas e as assistentes socias realizaram as atividades de formação com os professores e ministraram palestras para os alunos, com a proposta de trabalhar a conscientização em prol da prevenção e do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A data é uma conquista importante para o Brasil principalmente por ter sido instituída pela Lei 9.970/2000 e por se tornar um marco da luta pelos direitos humanos de crianças e adolescente.

Neste contexto, Nova Monte Verde se mobiliza para enaltecer a proposta da campanha que é a mobilização, a sensibilização, informar e convocar toda a sociedade para participar desta luta em defesa dos direitos e contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha da Prefeitura de Nova Monte Verde também dá publicidade ao Disque Denúncia 100.

A campanha é realizada anualmente em vários municípios Brasileiros e foi motivada pelo crime bárbaro ocorrido no dia 18 de maio de 1.973, na cidade de Vitória (ES). O crime chocou o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, uma criança de apenas oito anos, que teve todos os seus direitos humanos violados ao ser raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Apesar de ser hediondo, o crime até hoje está impune.