Palestra e roda de capoeira celebram o Dia da Consciência Negra em Nova Monte Verde
Publicado em: 22/11/2021 às 11:03:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

Um evento realizado na Praça da Bíblia, no último sábado (20.11), pelo Centro Cultural Aruandê Capoeira, em parceria com a prefeitura municipal de Nova Monte Verde-MT, celebrou o Dia da Consciência Negra. Além de comemorar a data ministrando uma palestra sobre o tema do dia, o grupo finalizou o ato com uma roda de capoeira.

As apresentações tiveram seu ritmo marcado pelo som do atabaque, berimbau e pandeiro, sendo entoado cantigas de capoeira. Vale lembrar que a capoeira foi considerada, em 2008, como bem da cultura imaterial do Brasil, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Seis anos depois, foi a vez de a Roda de Capoeira entrar para a história ao ser declarada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

O evento em Nova Monte Verde contou com a participação de pessoas da comunidade, professores e contramestres do município de da região. Nem todo mundo sabe, mas a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil.

Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos. Estes, proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, “disfarçavam” os movimentos de combate com música e dança, criando assim a capoeira.