Nova Monte Verde: Escolas Municipais trabalharam datas comemorativas
Publicado em: 24/11/2021 às 15:32:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Assessoria de Comunicação

Nova Monte Verde: Escolas Municipais trabalharam datas comemorativas

O Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro (sábado), e o Dia da Bandeira (19 de novembro), foram temas de atividades desenvolvidas nas Escolas Municipais de Nova Monte Verde-MT, são elas: Escola Municipal Roberto José Ferreira, Centro Municipal de Educação Infantil Reino Encantado, Escola Municipal Alto Paraíso (Trivelato), Escola Municipal Dom João VI (Apuí), Escola Municipal Emílio Zamproni e Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Futuro Feliz.

Em conversa com a Secretária Municipal de Educação, Ângela Ferro, a mesma parabenizou todos os profissionais da educação envolvidos nas atividades, e lembrou que datas iguais a estas fixam mensagem importantes para os alunos, promovendo uma sociedade cada vez mais igualitária, respeitosa, com mais justiça, inclusão social e amor à pátria.

Datas importantes!

A Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Tomando como exemplo os dados sobre renda e desigualdade, vemos que o Brasil ainda permanece sob a influência da herança da escravidão quanto ao tema inclusão social e igualdade social. A maioria da população brasileira, quase 54% dos habitantes, autodeclara-se negra (pretos ou pardos), segundo o IBGE.

No dia 19 de novembro se comemora o Dia da Bandeira do Brasil, símbolo criado para marcar o fim do Império e o início da República no país. Apesar de ser famosa a história de que a bandeira do Brasil representa nossas riquezas naturais e minerais - o amarelo seria o ouro, o verde, nossas florestas e o azul, nossos mares - na verdade a bandeira representa nosso atual sistema político, a República, adotada em 1889, em substituição à monarquia. Prova disso é que as estrelas da bandeira representam a divisão do país nos 26 Estados e mais o Distrito Federal.

Texto/fonte: Ascom com Mundo Educação Uol e em.com.br - 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - Mundo Educação (uol.com.br)