Seção de atalhos e links de acessibilidade

Caminhada de conscientização sobre o autismo é realizada em Nova Monte Verde


Publicado em: 02 de Abril de 2024

Autor: ASCOM

Fonte: Secretaria de Saúde


Data: 02 de Abril de 2024

Autor: ASCOM

Fonte: Secretaria de Saúde


Tendo como ponto de partida, a primícia de que, todas as ações direcionadas para pessoas com TEAs, devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas, para garantir que, os ambientes, sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores, é que nesta terça-feira 02/04, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o Governo municipal de Nova Monte Verde, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as demais secretarias de governo e o suporte da Policia Militar, com objetivo de difundir informações para a população, sobre o autismo, reduzindo a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno, realizou pela principal avenida do Centro da cidade, caminhada de conscientização sobre autismo.

De acordo com a secretaria, os Transtornos do Espectro Autista (TEAs), aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência, assim como, na idade adulta e na maioria dos casos, a manifestação ocorre nos primeiros cinco anos de vida. Destacando que, as pessoas afetadas pelos TEAs, frequentemente têm registros de comorbidades, o que consequentemente pode atingir o nível intelectual, variando muito de um caso para outro.

 Essa importante mobilização pública, organizada e executada pela secretaria, envolvendo segmentos variados da coletividade monteverdense, foi realizada, com total apoio do Chefe do Executivo Municipal, que é um dos maiores incentivadores, para que ações desta magnitude aconteçam. “É gratificante, poder contar com o apoio da gestão municipal, em realizações iguais a esta, onde o foco é abrir e provocar discussão com a sociedade, em busca de novas conquistas para este público alvo”, pontuou Flávia Correa, Secretária Municipal de Saúde.

O prefeito Edemilson Marino, parabenizando todos os envolvidos nesta questão, pontuou que esta é sem sombra de dúvidas, a maneira mais abrangente para falar sobre o assunto. “Promover e realizar ações para tratar sobre o autismo, provocando o despertar da conscientização da população é o passo fundamental, para que todos se unam, em prol desta nobre causa”, destacou o prefeito.