Secretaria de Agricultura conclui produção de mudas de café clonal
Publicado em: 06/12/2022 às 06:52:00 Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: Secretaria de Agricultura

Com produção de 36 mil clones de café, Prefeitura de Nova Monte Verde prepara segunda etapa para o plantio em 2023.

 

Em Nova Monte Verde a gestão do prefeito Edemilson Marino dos Santos continua desenvolvendo ações de fortalecimento da agricultura. Esta semana, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Saneamento anunciou a conclusão da produção de mudas para o plantio de café no município, mais um projeto de sucesso que está sendo desenvolvido com o apoio dos agricultores.

 

De acordo com a pasta, o projeto está acontecendo graças a cooperação entre os produtores que já estão produzindo, produtores que irão implantar seus cafezais e a Administração Municipal através da equipe da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Saneamento.

 

Como a produção de clones de café não estava na previsão anual da Secretaria, foi necessária uma força tarefa para que o programa tivesse sucesso, e assim está sendo feito contando com o trabalho dos próprios produtores no enchimento dos saquinhos para acondicionamento no viveiro.

 

Todo material necessário como balainhos, fertilizantes, terra, calcário inseticidas e fungicidas além do processo de logística e orientação técnica foi garantido pela Prefeitura e contou com a mão de obra dos produtores para o sucesso da produção. Além da assistência técnica do engenheiro agrônomo do município Antônio Alves dos Reis, o projeto está contando com o suporte técnico do SEBRAE através do engenheiro agrônomo Paulo Roberto Di Filippo, que inclusive participou da escolha das variedades que melhor atenderiam aos produtores locais.

 

Foram estaqueados 36 mil clones. Para este trabalho, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Saneamento contou com a parceria do viveiro capixaba que auxiliou em aproximadamente 10 mil brotos e dos irmãos Marcos e Mateus Campanucci que forneceram cerca de 26 mil brotos para a produção dos clones.

 

“A pareceria que teve início na reunião que aconteceu dia 29 de agosto com os produtores sofreu alguns ajustes logísticos, mas graças à pareceria e apoio do prefeito Edemilson Marino o projeto vem acontecendo com sucesso e logo entraremos na segunda fase, que envolve o auxílio no preparo das áreas que será de 1 hectare por produtor”, ressaltou o secretário Adriano Maller.

 

“Temos consciência que muito precisa ser feito ainda pelos produtores rurais, mas estamos trabalhando na certeza de que o município colherá os frutos das nossas ações. Todos os trabalhos executados pela secretaria são técnicos e planejados seguindo critérios”, frisou o prefeito Edemilson Marino.

Notícias relacionadas