O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Publicado em: 12/06/2018 às 11:50:00 Autor: Assessoria de Comunicação

Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O PNAIC também visava reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

Em Nova Monte Verde, o programa trouxe aos professores alfabetizadores um novo olhar e um grande animo onde puderam ampliar suas práticas, dividir suas angústias e compartilhar suas experiências. Apesar de precisarem estudar aos sábados e feriados, houve sempre boa participação e muito interesse no que estava sendo realizado.

Em 2017 houve a inserção no programa da Educação Infantil o que já era um anseio desses profissionais. O programa contribuiu muito para a melhoria da educação em nosso município, pois durante o período de formação percebeu-se que vivemos momentos de reflexão, cooperação e enfrentamento para que nossas crianças realmente sejam alfabetizadas com qualidade, pois já é possível vislumbrar avanços significativos em todo município. E que mais uma vez a reflexão sobre a prática pedagógica, a responsabilidade de todos os envolvidos e a vontade de fazer a diferença foram essenciais para que o PNAIC não fosse só mais uma formação e sim um suporte que trouxe expectativa e mostrou que é possível articular teoria e prática favorecendo melhor qualidade na aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização.

Tudo isso foi possível graças ao empenho dos professores, mas também o grande apoio dos gestores municipais e dos secretários que estiveram a frente da secretaria de educação nesse período, sem esquecer a dedicação das formadoras:  Aldelene Vieira da Silva Pereira , Maria de Fátima Negrão, Regina Célia Boing e a coordenadora Simone Machado Scalzer do Nascimento.

• Pacto
  • Alfabetização